Ágata Yozhiyoka Almeida

São Paulo, Brasil

Reseña


Mestra em Música (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduada em Ed. Artística com Habilitação em Música pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Desenvolve pesquisas sobre Teoria Tópica, Significação Musical e Discurso Musical na música luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Estudos Musicológicos e participa das atividades realizadas pelo Laboratório de Musicologia (LAMUS/EACH-USP), coordenados pelo Prof. Dr. Diósnio Machado Neto. Atualmente é doutoranda em Música (Musicologia) pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduanda em Filosofia (Bacharel) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua profissionalmente como Professora Estatutária de Arte na Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Publicaciones


  • Machado, D., Yozhiyoka, Á. (2020). Interação entre tópicas musicais e o esquema harmônico le-sol-fi-sol na Missa de Réquiem (1816) de Marcos Portugal. Música Hodie, 20.
  • Machado, D., Yozhiyoka, Á. (2016). Anais da quarta jornada acadêmica discente. Tópicas na música luso-brasileira: marcha fúnebre, ombra e tempesta na Missa de Réquiem de Marcos Portugal, pp. 418-429. São Paulo: Publicações da ECA.